10 dicas para preparar a sua casa para o verão

By 8 de outubro de 2018blog

O verão ainda não chegou, mas a temperatura está aumentando e ainda dá tempo de preparar a casa para enfrentar o verão sem a sensação de estar em uma  “estufa”.

Preparamos algumas dicas para te mostrar o que pode ser essencial para manter a casa fresquinha, enfrentar os fenômenos da natureza sem estresse, e ver nosso lar como um ambiente convidativo mesmo no calor.

1- TROQUE AS LÂMPADAS

Para um ambiente mais fresco, mesmo de luzes acesas, opte por usar lâmpadas de LED ou fluorescentes, conhecidas como lâmpadas frias ou brancas. Apesar de serem um pouco mais caras, consomem menos energia e duram muito mais.

2- LIMPE O AR CONDICIONADO


Com o calor chegando, difícil é ficar sem o ar condicionado, portanto é importante manter o aparelho limpo e funcionando corretamente. Limpar o ar condicionado garante um menor consumo de energia e aumenta a eficiência de resfriamento.

3- GUARDE OS TAPETES DA CASA

No verão, os tapetes pela casa acabam deixando o ambiente abafado, além de ajudar a juntar mais pó, te dando mais trabalho. Mas não esqueça de limpar adequadamente o tapete antes de guarda-lo e embalar corretamente para que não pegue umidade e ácaros.

4- FAÇA UMA “LIMPA” NA CASA

Antes da estação mais quente do ano chegar, tire do armário todas as roupas que não serão mais usadas e separe para doação. Jogue fora revistas e papéis de cada cantinho que não são mais utilizados, limpe as gavetas e prateleiras, jogando fora objetos que não servem mais ou que já estão gastos. Dando essa repaginada, a energia da casa fica renovada, sem coisas velhas que não servem mais e com menos bugigangas. Com cada coisa no seu devido lugar, temos uma sensação de consciência limpa e dever cumprido, e abrimos o nosso espaço para que o “novo” entre.

5- LIMPE AS CALHAS

É importante parar para revisar as calhas, se estão obstruídas ou não, para prevenir que com as chuvas que aumentam nessa estação, não haja infiltrações e vazamentos pelo teto, causando possíveis rachaduras na parede futuramente.

6- TROQUE AS CORTINAS

Opte por usar cortinas claras no verão, além de preservar a iluminação do ambiente e transmitir uma maior impressão de limpeza, refresca o ambiente, pois não absorvem luz. Se possível de preferência, use cortinas claras que sejam leves e vazadas para que a brisa entre facilmente e o vento que passar por ela, quando entrar em casa, será resfriado pelo próprio tecido.

7- BARRE A LUZ

Caso entre muita luz diretamente dentro de casa, a ponto de esquentar ambientes que não possuem ar condicionado, procure instalar películas no lado externo do vidro, elas refletem essa luz como um espelho, mantendo a iluminação na casa. Funcionam como insulfilmes, mas não bloqueiam 100% a passagem de luz.

8- UMIDIFIQUE O AMBIENTE

Água também pode ajudar a refrescar a casa. Uma boa opção pode ser comprar pequenas fontes de água que funcionam até na tomada, isso ajuda na umidificação do ambiente. Pode ser usado também, bacias espalhadas pela casa, deixe debaixo das camas ou nos cantinhos, mas não esqueça de trocar a água todos os dias para não criar mosquitos.

9- CORES CLARAS

Aposte em cores mais claras e tons suaves na decoração. Colocar uma capa clara no sofá ou apostar em móveis brancos podem deixar o ambiente mais amplo, transmitindo sensação de limpeza e frescor.

10- REDECORE O AMBIENTE

Essa é uma ótima época para dar uma repaginada na decoração da varanda, que será um dos cômodos mais usados da casa nessa estação, para fazer churrascos, receber visitas ou até para descansar. Use folhagens, lanternas e almofadas, elas deixam o ambiente mais aconchegante e charmoso.

Não se esqueça que para realizar certas atividades, como mexer na iluminação, pintar paredes, pendurar vasos e instalar adesivos e cortinas nas janelas requer profissionais que tenham o conhecimento do que deve ser feito e que possam garantir qualidade. E no Helpie você encontra todo tipo de prestador de serviço pra te ajudar a deixar a sua casa mais aconchegante o possível para o verão por um precinho bem bacana. Vem ver, clique aqui.

Compartilhe!